sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Bastardos, um RPG com Semideuses Fodões!



Olá! Desta vez trago um projeto novo meu, um RPG alternativo sobre semideuses no mundo moderno. Enjoy!



Adoro mitologia e consumo muita ficção com esta temática. Ainda na adolescência, quando li Sandman e Deuses Americanos do Neil Gaiman, queria muito jogar RPG nesse tipo de cenário "mitológico estiloso", brincando de fazer releituras com os mitos antigos.

Daí, nos últimos anos tive contato com vários RPGs alternativos (popularmente chamados de "indies"), jogos narrativos mais preocupados com o gênero que pretendem emular do que com simulações "realistas" do nosso mundo. Estes jogos me abriram a mente para novas possibilidades de contar histórias em grupo. Um outro fator: convenhamos que a maioria dos RPGs alternativos costuma ser mais enxuta do que os mainstrean e que não tenho mais paciência para ler manuais de 300 a 400 páginas antes de jogar. Embora existam RPGs alternativos com livros imensos, meus preferidos são os jogos minimalistas, aqueles que vão direto ao ponto.

Bom, conheci vários jogos nesses últimos anos e cooperei em alguns projetos, tanto que perdi completamente meu interesse pelo Sistema Daemon e demais RPGs simulacionistas (minhas desculpas para quem acompanhava o blog por este material). Também me envolvi com a cena dos game desiners, os malucos que criam seus próprios jogos de RPG.


Um dos meus jogos preferidos ultimamente é o Este Corpo Mortal do Brennan Taylor, que aliás, emula muito bem jogos mitológicos como os que eu sempre quis jogar. Pega bem o clima mais denso e pessoal dessas histórias.

No quesito "jogo de porrada", a linha Scion da White Wolf e Onix Path emula muito bem a ação das histórias de semideuses, porém este ainda é um jogo com regras truncadas. Como é baseado no Sistema Storyteller, sua escala exige uma quantidade enorme de dados e li muito a respeito de como as regras "quebram" quando os personagens atingem níveis altos de poder.

Pensando nessa minha paixão por mitologia e na vontade de unir o clima épico de Scion com regras mais leves, comecei a trabalhar no Bastardos. Comecei a escrever o projeto em 2014, motivado pela Semana do Autor do RPGênesis. Durante uma semana, coloquei todas as ideias no papel (ok, na tela, hehe). O resultado ficou muito aquém do que eu esperava, mas foi o ponto de partida para o que é hoje.

Bom, sem mais delongas, aqui você pode baixar a VERSÃO ATUAL DO BASTARDOS.

O jogo ainda está em fase beta e todo feedback é bem vindo. Provavelmente farei postagens aqui no blog sobre os playtests do jogo e liberarei material extra e atualizações da regras.

Se tiver interesse de ver a versão ANTIGA do jogo para comparar o quanto mudou, pode ser vista aqui.

Aproveitem também para curtir a página do Lampião Game Studio para acompanharem atualizações pelo facebook.

Bons jogos!



3 comentários:

  1. Por onde eu posso deixar meu feedback?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felps. Pode me enviar por e-mail (brunoprosaiko@gmail.com) ou postar aqui nos comentários. O que for melhor pra você. No aguardo. ;)

      Excluir
  2. Adoraria saber se esse sistema teve atualizações.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, visitante. ^^