sexta-feira, 18 de novembro de 2011

BESM Para Daemon - Parte 1


Saudações, esquizofreqüentes.

Desde que entrei em contato com o BESM d20 o considerei um ótimo sistema para emular animes e magás, mas nunca fui muito fã do Sistema d20, daí decidi adaptar o que o BESM tem de melhor, os Atributos, para o Sistema Daemon. E cá estou eu.




Para quem não conhece o BESM, os "Atributos" lá são as vantagens e desvantagens do sistema. Eles têm Graduações que costumam ir de 1 a 6, compradas com Pontos de Personagem (a "moeda" geral da criação de personagem), mas o custo em PP para cada Graduação varia de Atributo para Atributo.

O grande lance dos Atributos é que são vantagens bem versáteis, abrangendo várias facetas dos animes. Daí o meu interesse.

Tenho que avaliar melhor isso, mas ao que me parece dá pra manter os 5 Pontos de Aprimoramentos iniciais como PP do BESM para comprar as Graduações.

Resumindo:
  • "Atributos" do BESM d20 passam a ser Aprimoramentos nesta adaptação. Isso vale também para os "Defeitos", que se tornam Aprimoramentos Negativos;
  • "Pontos de Aprimoramento" do Daemon são usados para comprar Graduações nos Aprimoramentos, mas não necessariamente na razão de 1 para 1. Vários Aprimoramentos passam aqui a custar mais de 1 PA por Graduação. Atenção à isso.
  • Os Defeitos do BESM (Aprimoramentos Negativos) costumam ir de 1 a 3, cada nível concedendo 1 PA adicional, mas 3 não costuma ser o limite, já que vários Aprimoramentos Negativos podem ser limitações associadas à outros Aprimoramentos, como um Ataque Especial que exige um tempo de concentração. No livro BESM d20 recomenda-se que os personagens tenham entre 2 e 5 pontos de Defeitos. Veremos como isso ficará no Daemon.

Bom, vou postando os Aprimoramentos aqui no blog. São todos convidados a ajudar. Ao final, organizo tudo em um netbook.

Aí vai um primeiro Aprimoramento BESMítico só pra dar um gostinho.

Enjoy!



ADAPTAÇÃO
Custo: 1 Ponto/Graduação

Habilidade Relevante: Constituição
Progressão: O personagem se adapta a 1 ambiente por Graduação

O Personagem é capaz de se adaptar para sobreviver em uma quantidade de ambientes hostis para seres humanos normais equivalente à sua Graduação em Adaptação. Os exemplos de ambientes hostis incluem líquidos ácidos/básicos, regiões interdimensionais, pressões extremas, frio e calor intensos, gases tóxicos, radiação, submarino (a habilidade de “respirar” na água), e vácuo (baixa pressão, não a ausência total de ar). A Adaptação não se aplica a personagens inumanos cujo ambiente natural não seja a atmosfera terrestre (como uma sereia vivendo no oceano). Nesses casos, o personagem deve receber pontos de Adaptação (Atmosfera Terrestre) para ser capaz de sobreviver num ambiente normal para um humano. Para sobreviver em ambientes com pouco ou nenhum oxigênio é necessário o Aprimoramento Defesa Especial, e não Adaptação.

Este Aprimoramento também concede 2 Pontos de Armadura contra as condições ambientais e ataques similares ao ambiente ao qual o personagem está adaptado. Por exemplo, Adaptação (Calor), concede Armadura quando o personagem estiver caminhando no calor do deserto ou enfrentando rajadas de fogo, enquanto Adaptação (Pressão) concederá uma Armadura quando o personagem estiver mergulhando no oceano ou quando submetido ao poder esmagador de um ataque gravitacional. Na maior parte dos ambientes naturais da Terra, esta Armadura oferece proteção completa contra os elementos. Portanto Adaptação pode ser considerado como uma forma bastante limitada do Aprimoramento Armadura. Um personagem com pelo menos 1 Graduação de Armadura recebe os benefícios da Adaptação em ambientes de condições normais. No entanto, o Aprimoramento Armadura não protege contra ambientes hostis específicos que provocam efeitos danosos menos tangíveis como outras dimensões, gases tóxicos e subaquáticos.

2 comentários:

  1. Nao conheco esse sistema, mas, ao menos por este primeiro aprimoramento, acho que seria apelao demais para Daemon... e isso soh iria fazer sentido se usado para Arkanitas - embora o netbook "Arquivos de Bel-Kaalah" ja tenha varias regras pra isso.

    ResponderExcluir
  2. Outro projeto que acabei deixando de lado... rs

    O lance das vantagens do BESM é que são voltadas para estilo anime. Provavelmente não combinam muito com Trevas, mas vale lembrar que Daemon não se resume em Trevas ou Arkanun.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, visitante. ^^