sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sistema Daemon, Creative Commons e o Módulo Básico



Saudações.

Hoje, vou tratar um pouco sobre a licença do Sistema Daemon, que agora é a Creative Commons, e sobre o fórum para a produção do Módulo Básico do sistema.

Enjoy!







O Sistema Daemon é livre há um bom tempo, acho que todos sabem disso. Contudo, nunca houve uma licença oficial para o sistema. Recentemente, Marcelo Del Debbio, o autor do SD, divulgou uma nota via facebook tratando deste assunto:



Salve,
Estava trocando emails com o Thadeus e resolvi colocar a minha posição aqui direto no forum, jah que este parece ser o centro de comando do Sistema Daemon hoje em dia. a situação da editora está a seguinte: A Daemon virou um hobby autosustentável. Ou seja, temos os livros basicos do sistema impressos on-demand 100 unidades por vez, quando elas vendem, reimprimimos e isso paga o aluguel do lugar e todos os encargos. Tanto eu quanto o Norson Botrel estamos trabalhando em outras coisas e tentamos levar a daemon como um projeto pessoal sem fins lucrativos, mas esta impossivel nos dedicarmos por questao de tempo.
 .
Minha ideia seria estabelecer o projeto Daemon-Wiki como sendo a base para a 4E, podendo ser totalmente no Creative Commons, sem stress nenhum, inclusive com possibilidade de voces publicarem e venderem materiial (o Shaftiel jah esta fazendo isso com Metropolis). O problema do creative Commons é que voces nao terao mais controle sobre a qualidade do que será produzido e eu gostaria de manter um nucleo "oficial". Jah tentamos fazer netbooks "cada mestre manda sua ideia" e temos netbooks de qualidade variando de zero a dez. Eu acho que pro que vcs tem em mente seria obrigatorio ter um padrao a ser seguido por todos antes de começar a criar. se vcs querem o CC, por mim OK. Eu prefiro ter 500 netbooks circulando livres do que o sistema cair no oblivion. Se quiserem uma autorizacao pro projeto de vcs, como o Claudio Muniz teve pro "Imortais", ok tambem. O que for necessario pra vcs estarem tranquilos pra criar.
 .
Nós jah temos um projeto de Wiki, que nao foi pra frente por falta de gente , mas que seria o nucleo da 4E, com todas as regras de todos os livros revisadas, organizadas, unificadas e com hiperlinks... minha opiniao pessoal é que este seria o melhor caminho pro sistema, como fizeram no Tagmar. Ter TODAS as regras, criaturas, castas, poderes, etc etc etc unificados e coerentes e revisados em um único ponto de referencia Free.
 .
O segundo ponto é o d6 ou d100... atualmente, é quase impossivel conseguir d100 no brasil, as importadoras nao trazem e estamos tendo problemas na alfandega , fora a dificuldade pra se achar... por isso criamos o RPGQuest, que é a MESMA matematica do Daemon, so que simplificada pra 2d6. querem fazer junto? separar?
 .
abs
MDD 

Esta mensagem foi publicada no dia 18 de Abril no grupo do Trevas no facebook. A discussão deu voltas e mais voltas por lá.

Outras citações que achei relevantes incluem:
Tecnicamente, pelo que eu me lembro, a gente liberou nos moldes da CC já... só não é CC porque em 2001 não existia CC e nao nos preocupamos em procurar kkk
E também: 
Voces estao vendo muito pelo em ovo. Eu estou DANDO todo o cenario e regras para qualquer pessoa usar e fazer o que quiser... na real, eu jah fiz isso em 2001 e só a Mitsukai fez um livro. Se um camarada quiser fazer um cenário do Daemon, criar um site e vender um livro, dois, tres... que ele mandou fazer 100 unidades de cada, eu ajudarei a fazer propaganda.
Ao que tudo indica, o Sistema Daemon está sob uma licença da CC que permite obras derivadas, distribuição do material sob a mesma licença, que o SD seja usado comercialmente, mas que sejam dados os créditos dos autores. Esta é minha interpretação pelas discussões que seguiram a postagem do MDD (ainda não confirmadas pelo próprio).

Para quem não conhece a Creative Commons, este vídeo explica de forma simples seu funcionamento, e este outro lida com a licença de remixagem. Para saber mais detalhes, acesse o site nacional da CC.

O rumo do SD está em um momento meio caótico em seus vários núcleos:
  • O Site da Editora Daemon: semi-abandonado, há tempos não vejo uma matéria nova por lá. Só o que vejo são postagens divulgando os já antigos netbooks do sistema. O único atrativo deste site pra mim é a lista de netbooks, mesmo não sendo atualizada há um bom tempo.
  • O Fórum da Editora Daemon: cheio de tópicos fragmentados, parece que ainda há atividade eventual neste fórum. Pra falar a verdade, o movimento era tão baixo quando me cadastrei que logo perdi o interesse.
  • Grupo Trevas | Editora Daemon (BEJRPG): uma pena este ter sido abandonado. Eu até gosto do BEJRPG, que é uma rede social voltada para rpgístas. Acho que as pessoas foram migrando pro facebook e o deixaram de lado. Existem outros grupos sobre o SD no BEJRPG, mas nunca chegaram a ser muito frequentados.
  • A Wiki do SD: quando foi criada, houve algum movimento, mas parece estar meio parada ultimamente. Depois do apelo do Del Debbio no facebook, convidando os interessados a participarem, talvez ela dê um gás na produção. Talvez o fato da wiki ser um conjunto do Daemon com o RPG Quest desanime alguns fãs tradicionais do SD.
  • Comunidade Sistema Daemon RPG (Orkut): por incrível que pareça, ainda aparecem postagens mais frequentes no Orkut do que no fórum oficial da editora.
  • Grupo Sistema Daemon RPG (facebook): meio recente. Criei este grupo para debater assunto sobre o SD como um todo: sistema e cenários. O objetivo é não se limitar à trindade Arkanum/Trevas/Invasão, ainda que não seja problema tratar destes.
  • Grupo Trevas RPG (facebook): um dos mais movimentados, porém desorganizados, núcleos de reuniões para amantes do sistema. Alguns debates interessantes começam lá, mas pouca produção. Talvez se os membros conseguirem se focar e deixar desavenças de lado, possa surgir material interessante.
  • Grupo N.Daemon/N.Trevas (facebook): um grupo variante do anterior. Busca modificações mecânicas no Daemon e no Trevas.
  • Grupo Iniciativa Daemon (facebook): criei este grupo alguns meses atrás, mas ele acabou não vingando. Muito empolgante no início, mas pela falta de foco, logo perdeu a credibilidade. Uma pena. Está atualmente parado.
  • Fórum Trevas 4.0: criado recentemente, este é um derivado do fórum oficial. Seu foco é especificamente a atualização do cenário mais famoso da Editora Daemon.



Tudo isso nos leva ao fórum Sistema Daemon Módulo Básico que, como o nome indica, visa a elaboração, compilação e revisão da base de regras genérica do sistema.

O Sistema Daemon sofre pela falta de atualização. Ele é praticamente o mesmo desde a segunda edição do Trevas. É inegável o quanto revisões são benéficas aos RPGs clássicos. Só pra citar alguns exemplos, temos o Tagmar 2, o GURPS, o Storytelling e o Shadowrun 4.0.

Assim, o Thiago Rodrigues e eu montamos o fórum inspirados pelo modelo empregado no Tagmar 2. Basicamente, tudo será decidido através de votações e distribuição de tarefas, então quanto mais pessoas participando das votações, maiores são as chances de agradar aos fãs do sistema.

Todos são convidados à participar.


Bruno Mãos de Tesouras


...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, visitante. ^^