sábado, 24 de dezembro de 2011

Algoritmos: Poderes Para Ouroboros (Parte 1 de 3)


Saudações, caros psicóticos.

Como presente de Natal, trataremos hoje dos poderes dentro do cenário dos forasteiros. Esta é a primeira parte de uma série de (espero) 3 postagens sobre o assunto. Em cada uma, serão apresentados 33 poderes.



Se você não sabe do que estou falando, recomendo a leitura da postagem anterior, que fala sobre a ambientação.

Resumidamente, em Ouroboros, cada ucrônico é designado como portador de um Algoritmo. Existem ao todo 99 Algoritmos e cada um é associado a um poder. Cada uso deste poder faz com que o ucrônico envelheça seu corpo. Quanto mais forte é o poder, mais o seu portador envelhece a cada ativação do efeito.

O Ouroboros não é um cenário sobre seres superpoderosos. Os protagonistas são pouco mais do que humanos tentando deter a Ruína e isso se reflete em seus poderes, que são mais circunstanciais do que poderosos. Mesmo nas aventuras mais cheias de ação, espera-se uma pegada mais “pulp” do que “super”. Evidentemente, o mestre tem todo direito de mudar isso se achar que o jogo ficará melhor para o seu grupo.

Pensei na escala a seguir para me guiar na hora de medir os custos de envelhecimento de cada poder:

  • Poder Simples >> envelhece de 1 a 5 anos 
  • Poder Menor >> de 5 a 15 anos 
  • Poder Maior >> de 15 a 30 anos 
  • Poder Extremo >> de 30 a 50 anos 


Os Algoritmos

Cada ucrônico é designado por um Algoritmo, um número entre 1 e 99, associado a um poder. Algoritmos funcionam como fórmulas que permitem a seu portador alterar a dimensão de alguma maneira, o que lhe é cobrada da juventude de seu corpo físico.

Estas habilidades são intuitivas, de forma que nem mesmo os ucrônicos sabem explicar ao certo seu poder. Isto também quer dizer que um ucrônico não pode ensinar a outro como usar seu poder. É algo natural para ele. O ucrônico apenas o faz.

Na lista a seguir estão os Algoritmos que já bolei. Não são muito originais, mas julgo estas habilidades interessantes isoladamente. Elas não estão listadas em ordem de poder ou coisa semelhante, fui escrevendo conforme vinham à mente.

Esta ainda é uma versão de teste sujeita a alterações. Nada aqui é definitivo. Os custos de envelhecimento de quase todos os poderes estão apenas vagamente estimados.

Vale lembrar que os nomes dos poderes da lista servem somente para ajudar os jogadores a identificarem cada Algoritmo, os ucrônicos identificam cada poder apenas por seu número, por isso me preocupei em colocar nomes o mais descritivos possíveis.

E o mais importante: esta lista serve para motivar quem quiser ajudar com sugestões para poderes. Deixe seu comentário e ajude a melhorar o Ouroboros.



Descrição
  1.  Localizar Ucrônicos: custo baixo pra encontrar o ucrônico mais próximo de si; mais alto para encontar um ucrônico específico; bem alto para localizar todos dentro de uma área (quilômetros quadrados).
  2. Toque Paralisante: custo mediano. Paraliza o indivíduo alvo por 1 minuto ao tocá-lo. Ucrônicos têm direito a teste de resistência.
  3. Sentir Verdade: custo baixo-mediano. Avalia se uma declaração é verdadeira ou não.
  4. Perceber Medo: custo mediano-alto. Avalia qual é o maior medo de um indivíduo.
  5. Língua de Serpente: custo baixo-mediano. O ucrônico aciona os alvos que deseja e faz uma declaração. Cada um dos alvos ouve aquilo que mais deseja ouvir de sua boca. O ucrônico, porém, não sabe o que cada um ouviu.
  6. Sentir Mácula: custo baixo-mediano. Avalia o quanto uma pessoa foi corrompida pela Ruína ou quão "pura" ela é.
  7. Grande Salto: custo baixo. O ucrônico pode pular grandes distâncias (Km's) e alturas.
  8. Renivelar Gravidade: custo mediano-alto. Faz com que a gravidade de um aposento fechado (até 20m²) em que o ucrônico esteja mude de direção durante 1 hora. Fora deste aposento, a gravidade age normalmente. Dependendo da altura da queda, os indivíduos ali podem sofrer danos.
  9. Patas de Aranha: custo baixo. Permite que o ucrônico ande em paredes e tetos durante 1 minuto a cada ativação.
  10. Alterar Emoções: custo mediano-alto. Provoca no alvo a emoção escolhida pelo ucrônico ou extrema uma emoção que o alvo já esteja sentindo. Contudo, não se pode provocar uma emoção que não exista no alvo, como fazê-lo amar alguém por quem não sente nenhuma afinidade.
  11. Ler Pensamentos Superficiais: custo baixo-mediano. Percebe o que o alvo está pensando naquele momento.
  12. Segredo Revelado: custo alto. O ucrônico percebe aquilo que o alvo mais tenta esconder.
  13. Toque da Morte: custo alto. Mata instantaneamente o próximo humano que for tocado após a ativação deste poder. Não funciona com ucrônicos.
  14. Percepção Espacial: custo mediano-alto. Quando ativado, este poder permite ao ucrônico perceber tudo e todos dentro num raio de 1Km² naquele instante. É como se sua mente funcionasse como uma "câmera fotográfica tridimensional". Assim, ele tem total conhecimento das pessoas, objetos e ações que são realizadas naquele instante. Importante perceber que, no instante seguinte o mundo continuou girando...
  15. Abrigo: custo mediano-alto. Quando o ucrônico chega em uma dimensão, ele elege um lugar de até 100m² como seu abrigo. Depois de escolhido, o lugar não pode ser alterado nesta dimensão. A qualquer momento, o ucrônico pode ser teleportar para seu abrigo e levar consigo objetos e pessoas que esteja tocando (não mais do que 500kg).
  16. Desejo Revelado: custo mediano. O ucrônico percebe aquilo que o alvo mais deseja, sua maior motivação ou obsessão.
  17. Elo Mental: custo baixo-mediano. O ucrônico pode conversar mentalmente com qualquer pessoa dentro do seu campo visual ou permitir que elas conversem.
  18. Caminhar Nos Sonhos: custo mediano-alto. O ucrônico pode entrar num transe que lhe permite acessar os sonhos de outro indivíduo, humano ou ucrônico. Uma vez lá, ele pode se fazer perceber ou tentar se ocultar do sonhador.
  19. Presságio: custo baixo-mediano. O ucrônico escolhe algum meio de previsão (tarô, búzios, etc), arte (pintura, desenho, poesia, etc) ou mesmo um sonho ou visão. Independente do meio escolhido, o objetivo é predizer o futuro e seu custo deve ser pago durante a execução. Quando ativado, o narrador dá uma dica dos acontecimentos futuros para o jogador, mas esta deve ser indireta ou metafórica, de forma que o jogador/personagem deva interpretar seu significado.
  20. Redirecionar Dano: custo alto. Quando atacado, o ucrônico pode transferir os ferimentos causados pelo ataque para outro indivíduo dentro do seu campo visual (que pode ser inclusive o próprio agressor). A ativação deve ser feita no instante do ataque, portanto o ucrônico deve ter consciência de que é alvo. Se for pego de surpresa ou se não puder enxergar um alvo (como em uma sala escura), este poder não pode ser ativado.
  21. Cura: custo mediano. O ucrônico pode restaurar completamente a saúde de outro indivíduo com apenas um toque e 1 minuto de concentração.
  22. Invulnerável: custo alto. Durante 10 minutos o ucrônico se torna totalmente invulnerável. Após este período, ele envelhece instantaneamente.
  23. Imaterial: custo baixo-mediano. O ucrônico se torna insubstancial durante 3 segundos, podendo atravessar paredes ou escapar de um ataque. Contudo, materializar-se enquanto atravessa alguma coisa pode ser muito perigoso.
  24. Sugestão Irresistível: custo alto. O ucrônico dá um conselho ou sugestão que o alvo é impelido a realizar. Se for contra a natureza desta pessoa, ela pode fazer um teste para tentar resistir, mas se ela for inclinada àquilo ou se já quisesse fazê-lo, ela o faz. O ucrônicos sempre podem tentar resistir.
  25. Aceleração: custo alto. Ao ativar este poder, o ucrônico percebe e interage com o mundo em um padrão de tempo distinto. Para ele, o mundo parece se mover em super câmera lenta, enquanto para o resto das pessoas, o ucrônico é quem está agindo super rápido. Na prática, o mundo pára por 1 minuto e o ucrônico continua agindo normalmente. Ao findar o efeito, o ucrônico envelhece.
  26. Ilusão: custo mediano-alto. Gera no alvo uma ilusão extremamente real que dura até 1 minuto. Várias pessoas podem ser escolhidas para presenciarem o encanto, mas o custo de ativação se acumula a cada alvo.
  27. Radar: custo mediano-alto. O ucrônico ativa esta habilidade enquanto pisa na sombra de um indivíduo (humano ou ucrônico), a partir de então, poderá ativar novamente este poder para saber a que distância aproximada e direção esta pessoa se encontra.
  28. Escanear Passado: custo 5 + idade do alvo. O ucrônico toca no alvo e ativa este poder. Em um único instante ele visualiza a vida do alvo como se assistisse a um filme. O ucrônico não sabe o que ele pensava a cada instante, mas sabe o que ele fez, sofreu e as pessoas que conheceu ao longo do seu caminho.
  29. Aura de Confiança: custo mediano-alto. O ucrônico ativa este poder na presença de um indivíduo alvo, que passa a considerá-lo absolutamente digno de confiança.
  30. Copiar Aparência: custo mediano-alto. O ucrônico olha pessoalmente nos olhos da pessoa de quem deseja copiar a aparência e ativa o poder. A qualquer momento depois disso, o ucrônico poderá assumir a aparência e voz deste indivíduo durante 1 hora. O ucrônico pode acumular quantas cópias quiser, mas depois de assumir a aparência de alguém, precisará copiar novamente esta pessoa para repetir sua cópia.
  31. Invisibilidade: custo baixo-mediano. Ao ativar este poder, o ucrônico se torna invisível durante 1 minuto. O efeito se estende às pessoas e objetos que o ucrônico segura ao ativá-lo. Os objetos ou pessoas que se soltarem do ucrônico durante o efeito se tornam automaticamente visíveis.
  32. Aura Aterrorizante: custo mediano-alto. O ucrônico faz com que uma pessoa o considere extremamente assustador durante 5 minutos.
  33. Canto Pacificador: custo mediano-alto. Enquanto o ucrônico estiver cantando, ninguém que ouça sua voz consegue agir violentamente ou com hostilidade.

4 comentários:

  1. Estava lendo e lembrei do filme "O Pacto", ja assistiu?
    Poderia haver uma forma de recuperar idade matando outros ucronicos... talvez algum poder possa ser - transferir juventude, em que o ucronico pode fazer com que um ucronico envelheca, enquanto o ucronico que usa o poder rejuvenesce. Alem disso, este ucronico poderia envelhecer, fazendo outro ucronico rejuvenescer...

    Na verdade, o ucronico com tal poder nao poderia fazer nada com sua juventude, e a regra de rejuvenescer a cada ano nao se aplicaria para ele, que nem envelheceria nem rejuvenesceria naturalmente (ou quem sabe envelheca duas vezes mais rapido?!).

    Seria uma peca fundamental para as casas, e sempre estariam em busca do ucronico com tal algoritmo, que iria sempre se esconder de todos, ja que qualquer ucronico estaria louco por seu poder... Este ucronico deveria viver escondido, aparecendo apenas nas Passagens e para se aproximar de ucronicos solitarios para roubar parte de sua juventude.

    O que acham?

    ResponderExcluir
  2. Interessante, Guilherme, mas acho que foge muito da proposta do cenário. Existem sim intrigas e disputas entre os ucrônicos, mas se matarem para roubar o poder dos outros não combina com o Ouroboros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao, pode nao ser "matar para rejuvenescer", mas usar a regra do Ucronico Canalizador, que teria um poder de transferir a idade de um ucronico a outro, rejuvenescendo um e envelhecendo outro...

      Excluir
  3. lol, to com um amigo aqui em casa e estavamos vendo os custos altos... acabamos de pensar no ucronico com "Escanear Passado" (28)
    Jogador: "Vou escanear aquele cara ali"
    Mestre: "Ok, voce ve ele em um mundo diferente, medieval..."
    Jogador: "MERDA! EH UM UCRONICO! CANCELA, CANCELA! ALT+F4!!! AHHH!!! NUM DA! CTRL+ALT+DEL, FINALIZAR PROCESSO!!! Ufaa..."

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, visitante. ^^