terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sistema Daemon: Compêndio de Regras Alternativas




Saudações, povo doido.

Pensei em fazer uma revisão naquelas regras básicas do Daemon que circulam por aí, limpando os elementos de cenário para que fique genérico mesmo, e investir em um Compêndio de Regras Alternativas.




Pelo Daemon ser um sistema tão aberto e fragmentado, fica difícil encontrar uma regra que se esteja procurando. Tudo é muito jogado pela internet e a maioria não é útil para todos os mestres.

A proposta do Compêndio de Regras Alternativas é criar um padrão para organizar as regras opcionais, facilitando aos mestres encontar e imprirmir o que precisam.

Assume-se para o Daemon a postura de RPG "modular", assim como no FUDGE e no GURPS, um sistema "faça você mesmo". Ou seja, a base do sistema existe e deve ser mantida simples no "oficial", mas cada mestre vai adicionando regras alternativas conforme seu gosto pessoal e necessidade em jogo.

O melhor para este enfoque modular, ao menos pra mim, é organizar as regras opcionais para serem impressas e guardadas em um fichário. Assim, cada mestre pode baixar, imprimir e pôr em seu fichário de regras somente aquelas que lhe agradar, não precisará imprimir um e-book inteiro pra extrair apenas um pedacinho útil.

Para que o Compêndio fique visualmente mais interessante (e leve) para imprimir, é recomendável que cada regra opcional não passe de 6 páginas e que tenham o mesmo padrão de diagramação.

Vou bolar algumas opções de diagramação e logo posto aqui, mas se quiserem podem ir postando sugestões nos comentários (pode até ser baseada em algum livro que acharam visualmente interessante).

Cada ficha catalográfica de regra terá: Título da Regra, Autor (e blog/site deste, se o mesmo quiser), uma (e somente uma) imagem ilustrativa indicada pelo autor (ou pelo diagramador, na falta da mesma). Lembrando que o ideal é que, depois de diagramado, a ficha tenha entre 1 e 6 páginas.

O que acham da proposta?



.

3 comentários:

  1. Otima proposta! Seria interessante tambem fazer um Compendio de Aprimoramentos depois tambem... o/

    ResponderExcluir
  2. Sim, seria, mas acabei deixando essa proposta de lado porque aparentemente não despertou muito interesse dos fãs do sistema, se tornando um esforço vão. Pena.

    ResponderExcluir
  3. Já havia dado uam idéia parecida numa outra postagem, poderíamos reunir o material existente, revisar e criar um unico netbook apenas com regras genericas e posteriormente ir adaptando cenarios.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, visitante. ^^